terça-feira, 25 de junho de 2013

Estátua egípcia gira misteriosamente em museu inglês

Nos últimos dias, uma discussão anima a web: um museu de Manchester, na Inglaterra, gravou um vídeo em que uma estátua egípcia é flagrada girando misteriosamente. 


A estátua de 25 centímetros e 4 mil anos foi retirada da tumba de uma múmia e representa um homem identificado como Neb-Senu e foi produzida como oferenda ao deus Osíris. A peça, que está no museu inglês há 80 anos, é protegida do público por uma câmara de vidro. 

"Um dia percebi que a estátua tinha girado. Achei estranho, pois só eu tenho a chave", disse à NDTV Campbell Price, curador do museu. Um vídeo foi feito por Price e divulgado pelo museu e acabou replicado inúmeras vezes na web.

O curador disse que: “No Antigo Egito se acreditava que se uma múmia é destruída, a estátua deveria servir como um depositório para o espírito. Talvez seja isso que esteja causando o movimento". 

Já o físico Brian Cox, acredita que seja um efeito da fricção entre o material da estátua com o vidro. Segundo ele, as vibrações da rua e dos passos dos visitantes estão causando o movimento. 

3 comentários:

  1. Que misteriosamente o que! Quando as pessoas passam no chão ele vibra, e essa vibração tá chegando na mesa!

    ResponderExcluir
  2. Estranho que à noite quando não tem ninguém ela para né? Concordo com o comentário acima.

    ResponderExcluir
  3. a vibração do chão por causa das pessoas andando faz a estatua girar... nada de misterioso !!

    ResponderExcluir