sábado, 22 de junho de 2013

Fotógrafo cria série com imagens íntimas de família achadas em lixos

Sandy Carson busca fotos e filmes em lojas e locais abandonados.
Em entrevista ao G1, ele conta como começou seu projeto.

Após encontrar um conjunto de fotos em um lixo durante uma viagem à Nova York, o fotógrafo escocês Sandy Carson começou uma busca por imagens abandonadas que compõe seu projeto 'Yet, by no means'. "As primeiras fotografias eram de Long Island e Nova York, carimbadas e datadas de 1935. Elas me lembraram as fotografias que meus pais têm mantido ao longo dos anos e que eu revejo cada vez que eu volto para a casa deles na Escócia", relembra em entrevista ao G1.
Sandy revela que mantém um certo apego nostálgico com as imagens que encontra e inclui em seu projeto. A maioria das 'imagens perdidas' foi encontradas nos EUA, em casas abandonadas, brechós, propriedades à vendas e lojas vintage. Outros slides foram encontrados na Europa Oriental em sua maioria em pilhas de lixo. Uma seleção das imagens encontradas pode ser vista no site do fotógrafo.
Apesar da exposição pública do material ele não teme a possibilidade de encontrar os donos das fotografias e filmes. "Seria interessante conhecer essas pessoas fisicamente e dar um nome para os rostos e autores das fotografias, ou até mesmo retomar suas memórias. Tenho certeza que a maioria das pessoas estão muito velhas, ou mortas", assume Sandy.
Mesmo tendo interesse pela fotografia em película, Sandy trabalha comercialmente só com fotografia digital, a não ser que algum cliente encomende o uso de negativos ou slides. "A fotografia digital nunca vai ter o apelo físico que slides e negativos têm, mas eu tenho certeza que as impressões fotográficas, de qualquer época, poderão sempre despertar uma certa nostalgia", acredita o fotógrafo.



Sandy Carson não teme a possibilidade de encontrar os donos das imagens



Nenhum comentário:

Postar um comentário